Manutenção de Gramados

A GRAMAR presta serviços de manutenção especializada de gramados esportivos, através do uso de equipamentos profissionais destinados aos campos de futebol oficiais  e também equipamentos portáteis destinados aos campos menores, como os de futebol society. As principais operações de manutenção periódica são:

 1 – CORTE VERTICAL: A operação de corte vertical se dá com o uso de uma máquina que dispõe de facas colocadas de forma perpendicular a um eixo tendo a função de abrir a malha de grama; ocasionado assim o rejuvenescimento da grama, promovendo novos brotos e eliminando o excesso de grama conhecido como “colchão” ou “thatch”, que não é nada mais que uma quantidade de tecidos vegetais em decomposição que ficam entre a grama e o solo.

Corte Vertical efetuado com equipamento profissional

Resultado de Corte Vertical

 Corte Vertical com equipamento portátil

 2 – AERAÇÃO E DESCOMPACTAÇÃO: Um dos principais problemas dos gramados esportivos no Brasil é a compactação do solo, que impede a troca de gases entre o ar e o solo, tendo como conseqüência a limitação no crescimento das raízes da grama e a partir daí também da parte aérea (folhas). Além disso, um solo compactado impede a infiltração de água prejudicando a drenagem. A Descompactação do solo por cima do gramado é feita com equipamento profissional Verti-Drain, onde são utilizados pinos sólidos que perfuram o gramado numa profundidade de 15 a 25 cm, criando novos espaços para o desenvolvimento das raízes. Já na Aeração os pinos sólidos são substituídas por pinos vazados que retiram tubetes de solo compactado, os quais devem ser posteriormente retirados do gramado.

                                          Equipamento profissional de Aeração

Resultado de Aeração com os tubetes retirados

                                                          Aerador portátil

Aeração com equipamento portátil

3 - TOP DRESSING: Trata-se de uma operação onde é aplicada uma mistura de areia lavada com substrato para gramados e fertilizantes , visando regularizar a superfície, assim como adicionar nutrientes ao solo. Este trabalho é feito de forma mecanizada, com equipamento Top-Dresser.

                                         Abastecimento da máquina Top-Dresser

Top-dressing

4 – CORTE HELICOIDAL: Os cortes helicoidais são feitos com equipamentos que não rasgam as folhas da grama e  cortam com a precisão de uma tesoura, através de cilindros com conjunto de facas. Estes equipamentos permitem uma regulagem de altura de corte mínima, sendo direcionados para manutenção em gramados com grama Bermuda.

 

5 – OUTROS SERVIÇOS: Além destes serviços, a GRAMAR dispõe de uma linha completa de equipamentos portáteis indicados para a manutenção de gramados, leves e de fácil transporte, proporcionando economia de frete e consequentemente no orçamento. Dentre estes equipamentos destacam-se o pulverizador elétrico, adubadeira e rolo compactador.

                                                        Pulverizador elétrico

 

Adubadeira

Rolo Compactador