Implantação de Gramados Esportivos

Com a proximidade da Copa do Mundo 2014, a ser realizada no Brasil, o acesso às informações sobre a implantação de gramados esportivos ficou muito facilitado, com matérias constantemente divulgadas na mídia, mostrando  as novas técnicas, produtos e equipamentos específicos para esta finalidade,instruindo ao publico em geral que para se obter um gramado de alto nível, muita tecnologia precisa ser empregada desde a construção da base até o plantio da grama.

A empresa GRAMAR GRAMADOS, através de sua equipe técnica, participa há muitos anos dos eventos específicos realizados em nosso país, como Simpósios, Encontros, Palestras, Feiras , etc., no sentido de aperfeiçoar o conhecimento e disponibilizar a seus clientes tudo o que há de novo no segmento de gramados esportivos, particularmente campos de futebol, visando atender as necessidades de todos aqueles que pretendem construir  um  gramado perfeito, do pequeno campo de society ao campo de dimensões oficiais.

Os gramados esportivos atuais são implantados basicamente com a grama Bermudas, sendo que em sua construção deve-se prever a terraplanagem do local já com os declives da drenagem superficial, implantação de sistemas de drenagem e irrigação automatizada, dimensionamento e implantação da camada de top-soil e finalmente plantio da grama. Esta  pode ser plantada de várias formas diferentes: SEMENTES, TAPETES, SPRIGGS, MUDAS E ROLOS.

- PLANTIO EM TAPETES: (0,625 x 0,40 m): justifica-se em campos pequenos e médios, que requerem uma utilização do gramado para breve (45 a 60 dias). O plantio é totalmente manual, dependendo de mão-de-obra especializada.

 - PLANTIO DE GRAMA EM PLUGS: significa aplicar a grama através de mudas enraizadas em bandejas com substratos isentos de contaminação. Tornam-se interessantes em áreas acima de 3.000 m², pois proporcionam economia significativa de valor, com a desvantagem do tempo necessário para liberação do campo para uso, que é mais lento (3 a 4 meses).

 - PLANTIO DE GRAMA EM SPRIGGS: corresponde ao plantio da grama através de rizomas e estolões aplicados ao solo previamente preparado. Este sistema permite grande economia de valor, mas depende muito de um sistema eficiente de irrigação, assim como acompanhamento técnico constante. O tempo necessário para utilização gramado gira em torno de 3 a 4 meses.

 - PLANTIO DE GRAMAS EM SEMENTES:  existem variedades de grama Bermudas disponíveis por sementes. A vantagem deste método de plantio é a economia de valor, porém também há a necessidade de  um eficiente sistema de irrigação, assim como acompanhamento técnico especializado. A desvantagem deste método de plantio é a demora na liberação do gramado (4 a 5 meses).

- PLANTIO DE GRAMA EM ROLOS: o plantio mecanizado é feito com rolos de 0,75 m de largura por até 40m de comprimento. Este métodode plantio é o mais rápido, pois planta-se um campo de medidas oficiais em três dias e a liberação do mesmo para uso pode se dar em até 30 dias. A desvantagem maior é o custo, mais elevado que os métodos anteriores.